LEPRA, UMA DOENÇA CHAMADO PECADO

 Seja bem vindo caro leitor e obrigado por refletir em mas esta simples mensagem; siga a nossa pagina no Facebook "falando sobre teologia" deixe seu comentário, envie sua sugestão criticas ou entre em contato conosco através do e-mail  falandodeteologia@gmail.com.
 T hanseníase, morféia, mal de Hansen ou mal de Lázaro, uma doença infecciosa causado belo bacilo de Hansen.
enho certeza que muitos já ouviu falar desta doença que tem vários nomes
Esta doença causa danos severos aos nervos e a pele, ela pode ficar silenciosa por um período muito longo ( 2 a 5 anos), esta doença nos tempos bíblicos era considerada como maldição e ficou tão evidente este estigma que não se usa mais o nome lepra.
Quando vamos olhar os seus efeitos nos humanos podemos perceber algumas coisas que devemos ficar muito atendo, para entender  o porque na bíblia ela era considerada maldição e porque ela simbolizava o pecado. Nesta época a pessoa com essa doença deveria ser retirada da cidade colocado em um local isolado para que na doença não contaminasse os demais, então automaticamente a pessoa perdia tudo inclusive o nome, e com isso vamos ler um trecho da palavra de Deus.

"E, descendo ele (Jesus) do monte, seguiu-o uma grande multidão.
E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, pode tornar-me limpo.
E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.
Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho."
(Mateus 8:1-4)

Após o seu período de encubação (2 a 5 anos) ela ataca os nervos e órgãos periféricos, os olhos, paladar (língua), pele, dedos.
Nos olhos aparecem feridas nas pálpebras, fazendo com que a lubrificação seja interrompida, dificultando a visão e chegando a cegueira, deixando a pessoa dependente e nas escuras.








Na boca a língua ficava inchada por causa da infecção, fazendo com que a pessoa perdesse o paladar, e com grande dificuldade de alimentação fazendo a perda de peso, e também fragilizar o sistema imunológico, deixando propensa a outras doenças.


Na pele a pessoa perdia a sensibilidade, a bíblia fala que JÓ coçava com caco de telhas, perde-se a aparência, a pessoa fica deformada.


Você meu amigo leitor, já imaginou essa situação? No contexto bíblico a lepra simbolizava o pecado, e se pararmos pra olhar veremos que a semelhança da consequência é muito grande, o pecado não nasce ou aflora de um dia pro outro, ela começa na mente fica martelando (encubado) por um tempo, e chega a hora que ataca nossa visão, perdemos o discernimento do que é certo e errado tudo fica meio nublado ao ponto de perdemos a visão somos atingido por uma cegueira espiritual ficamos na  escuridão longe  de Jesus Cristo.
Deixamos de ter prazer na palavra, perdemos o sabor do pão da vida, começamos a nos alimentar de coisa insólitas, porque já perdemos o paladar, a palavra de Deus não tem o mesmo sabor.

Mais o pecado não deixa só essas marcas ele, como a lepra ataca os dedos, das mãos e dos pés, ao ponto de ser amputados, perdendo a mobilidade, muitos estão imóveis, sem forças, não conseguem mais ir a igreja, não conseguem ler a bíblia, estão inertes sentados vendo o mundo passar, sua vida  esvair e não consegue se mover, porque a LEPRA (PECADO), já o imobilizou.
Ma
s  JESUS DESCEU DO MONTE, Ele está vindo ao seu encontro e não à lepra ou pecado que ele não possa limpar e perdoar, no texto que lemos fica muito claro, que além de ter o poder para limpar a lepra e perdoar o pecado, Ele quer fazer isto, ele quer perdoar o seu pecado curar sua lepra e lhe restaurar sua vida, não pense você que este texto é só para pessoas não cristãs, pois o texto bíblico falava de um JUDEU, isso mesmo este texto abrange todos, cristãos e não cristãos, Jesus quer mudar sua história.
E depois de ser limpo olha o que o texto diz: “Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.”
Não seja somente uma mudança externa, vai e que sua vida seja como testemunho, Deus não quer somente palavras de mudanças, Ele quer atitudes mudadas.

Graça e paz da parte do Senhor Jesus Cristo.




Comments