"E O VÉU SE RASGOU DE ALTO A BAIXO", MAS POR QUÊ?

"Naquele momento, o véu do Santuário rasgou-se em duas partes,
 de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram."
Mateus 27:51
     
          Será por quê que este véu se rasgou de alto a baixo?

          Ao vermos a história deste véu, vemos sua importância no meio do povo de Deus. Ele foi colocado dentro do tabernáculo quando o povo de Israel andava pelo deserto, quando o Senhor Deus. ordenou que construísse uma casa para que a sua presença fosse no meio do povo. Porém, Ele deixou bem claro que o Sumo sacerdote só poderia entrar lá uma vez por ano no dia da expiação.
          O Tabernáculo foi construído e dividido por partes: Átrio (Pátio), Lugar Santo e o Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos. E em cada parte deste Tabernáculo acontecia algo interessante. No Átrio, o sacrifício; no Lugar Santo a apresentação ou comunhão e no lugar Santíssimo a presença real de Deus no meio deles.

            Em cada parte do tabernáculo acontecia algo que nos lembra o sacrifício da Cruz.:


O ÁTRIO



Era como se fosse um quintal cercava todo do tabernáculo continua somente um entrada, nele ficava.












            No átrio onde tinha o altar de bronze, onde era feito o sacrifício do animal, para o perdão dos pecados. Onde o povo se redimia, através deste sacrifício, mas não parava por aí. Também havia no pátio (Átrio) um outro utensílio muito importante que era a pia de bronze que servia para que os sacerdotes lavassem os pés e as mãos para entrar no Lugar Santo, nesta pia só refletia a imagem da própria pessoa que estava a se lavar.


O LUGAR SANTO

Este lugar, era o lugar de comunhão. Havia nele os seguintes utensílios:



           A mesa dos pães da propiciação. Nela, o povo de Israel reconhecia que tinha recebido do Senhor o seu sustento.






                Candelabro que simbolizava a comunhão, pois estava cheio de azeite, como o crente deve estar cheio do Espírito Santo.

          O altar do incenso ficava bem no centro, de frente para o Lugar Santíssimo.  Este simbolizava a oração e o louvor do povo, pois assim como o cheiro da fumaça subia na presença de Deus, assim deve ser nossa oração.

          Tudo isso é maravilhoso, porém, temos que ter em mente que o véu se rasgou pra que você pudesse chegar perto, da arca da aliança (simbolizava a presença de Deus), você tem acesso ao pai, pode criar intimidade, falar com ele a qualquer momento. Deus te deu a oportunidade de estar sentado com Ele face a face.

      Passe pelo pátio, entre no Lugar Santo, e fique no Lugar Santíssimo e terás uma vida abençoada pois, estará junto com o Deus todo poderoso.


Comments