A LEI DA APRENDIZAGEM

Ensinar é:

  • Transmitir conceitos
  • Desenvolver habilidades
  • Ajudar a aprender
  • Guiar no descobrimento da verdade
  • Produzir mudanças

O PROFESSOR PRECISA LEVAR O ALUNO

A APRENDER, ISSO É ENSINAR.


                Quantas vezes aguentamos uma longa hora de aula, e aí cruzamos com alguém que nos pergunta o que aprendemos e não conseguimos nos lembrar de absolutamente nada! Será que a Bíblia diria que aprendemos?

                O dicionário define ensinar como "fazer conhecer um assunto". Se o aluno não foi feito conhecer o assunto quem os instruiu seria um bom professor?

                O segredo do nosso sucesso como professor é aceitar a responsabilidade pelo sucesso ou francasso de cada aluno, e isso de forma bem pessoal. O professor que assume esta responsabilidade tem alunos com maior índice de aproveitamento.

               O parceiro total da responsabilidade é a prestação de contas. Quando alguém nos delega uma responsabilidade num projeto, seja ele qual for geralmente precisamos prestar contas de nosso desempenho.

                A palavra de Deus deixa bem claro que cada um de nós haverá de prestar contas ao próprio Deus acerca do cumprimento ou não das instruções que ele nos deu (II Coríntios 5:10).

                Haverá um dia de prestação de contas. Deus não só responsabilizará por nossas motivações, palavras, ações e fidelidade, como também, conforme anunciou cobrará um pouco mais de alguns de nós.

                Em Tiago 3:1 diz:

                "Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor."

                 Deus enxerga o papel e a responsabilidade de ensinar como algo de extrema importância. Nem sempre teremos uma classe que aceitará com alegria a nós e a nossa aula. Lembre-se que Jesus teve como alunos Saduceus (seita do Judaísmo que não aceitava a ressurreição), Fariseus (seita do Judaísmo - legalistas) e o Sinédrio (Tribunal Religioso), que atacaram não apenas o conteúdo do seu ensino, mas também sua reputação e por fim, sua vida.

                 Jesus sendo mestre foi servo, assim como Ele nós professores somos servos de nossos alunos. Crer que alguém já nasce sendo um grande professor é uma fantasia. Claro que existem diversos graus de habilidades inatas, mas a maioria das pessoas que se saem bem, o faz a partir de uma persistência de muitos anos. A verdadeira eficiência é desenvolvida através de muitos anos, com poucos passos de cada vez.

"O alvo de uma aula é alcançar os alunos. Servimos a Deus servindo os nossos alunos."

"É preciso ter amor pelas almas, pois as marcas que deixamos nas pessoas são eternas."



Ana Paula Monteiro
Educadora Cristã

Comments