LIDERANÇA CRISTÃ


Liderança Cristã


            Quando falamos em liderança uma das primeiras imagens que nos a vêem a mente são aquelas que colocam frente a frente o líder e o seu liderado, onde o mandatário exerce sobre o seu mandado autoridade total.
            Sentimentos pautados sob o adágio popular; “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Infelizmente tal colocação tem trazido a obra do Senhor sérias conseqüências.
            Sendo assim, de maneira muito peculiar este breve estudo apresenta alguns aspectos de grande relevância que poderá de forma simples contribuir àqueles que desejam exercer o ministério.


1. JESUS o exemplo a ser seguido;


            O apóstolo Paulo ao escrever a igreja dos Efésios, evidência a base fundamental do maior exemplo a ser seguido, Jesus.  

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;" (Efésios 5: 1)

Observe a ordem das colocações feitas por Jesus.

<·       Queres realizar alguma obra; Farás obras maiores ainda. É uma promessa de Jesus. (João 14: 12 )
<·       Queres ser digno; Negue-se a si mesmo e tome a sua cruz e siga-me, somente o servo consegue negar a si mesmo, em beneficio de seu senhor. ( Mateus 16: 24 )
<·            Deseja tornar-se grande; Então aprenda que para ser o primeiro é necessário ser servo. ( Mateus 20: 26 – 27 ).

            Jesus mostrou o caminho da autoridade, Ele mesmo declarou: Eu não vim para ser servido, mais para servir. (Mateus 20: 28).
            Quando falamos de autoridade espiritual, muitos se portam de maneira contraditória, querendo mudar a ordem das coisas, observe o que os versos do texto de João 13: 6 – 20 relatam;

·     v.6, Pedro se opõe: Tu vais lavar os meus pés?: Todas as vezes que não queremos aceitar o que Deus esta realizando, é porque a autoridade não esta sobre nós, e sim sobre quem esta acima de nós. (quem iria lavar os pés era o próprio Jesus)
·        v.7, Jesus responde, Não compreendes agora, mas o compreendereis: Só compreende a necessidade do momento, aquele que possui a direção do que deve ser feito.
·         v.8, Pedro: Nunca me lavaras: É difícil aceitar, principalmente nos  momentos que achamos que o nosso líder esta errado.
·       v.8, Jesus: Se não te lavar, não terás parte comigo: Jesus não pediu para ser compreendido, mais que Pedro aceitasse incondicionalmente, assim é o servo, muitas coisas devem ser aceitas e não entendidas.
·         v.9, Pedro, Se for assim, então que seja o corpo todo: Mais uma vez encontramos a natureza daquele que não consegue entender o propósito da autoridade, não se contenta, sempre quer ir além do que é permitido.
·     v.12, Jesus, Entendeis o que Eu fiz?: Você quer entender o caminho, receber a revelação, então aprenda o caminho desta autoridade.
·   v.13, Jesus, me chamais de mestre e Senhor, Eu sou: Jesus revela a sua autoridade.
·       v.14, Jesus, Vós também deveis lavar: Quer receber a autoridade, então seja servo. ( v. 15 façais o que eu fiz ).
·         v.19 Finaliza que a maior lição, “para que acrediteis”, no coração do servo não pode existir dúvida ou qualquer resíduo de interrogação em relação a aquele a quem Deus confiou autoridade.


<2.   Conquistando a Autoridade Espiritual


Autoridade espiritual delegada por Deus não é alcançada por imposição, por autoritarismo, ou por desejo. Ela é dada pelo Senhor, com um propósito determinado.
Muitas vezes não se compreende este propósito e toda a estrutura de um grande projeto acaba sendo comprometido
Aparentemente numa visão humana, a pessoa mais indicada para assumir o lugar de Moisés, seria o seu irmão Arão, mais do que justo, pois havia sido Arão o escolhido para andar com Moisés diante de Faraó. (Gênesis 4: 13 – 15). No entanto a pessoa que Deus determinou como o substituto, foi Josué. (Gênesis 34: 8 – 9).
É difícil compreender a direção de Deus, principalmente, quando não se adquiriu o discernimento espiritual das coisas. (I Coríntios 2: 13 – 15).

2.1  Autoridade espiritual tem inicio na qualidade de ser Servo.

A afirmativa acima é completamente explicada no texto  de Josué 1: 1 Observe a conotação da palavra. “ disse o Senhor a Josué,... servidor de Moisés “.
O segredo da autoridade espiritual chama-se; Ser Servo. Enquanto não aprendermos à dádiva de ser servo, jamais teremos autoridade de Deus.

a)_Significado da palavra Servo: É aquele que presta serviço, que presta utilidade, que auxilia, que cuida, oferece serviços sem questionar, obedece incondicionalmente sem almejar privilégios, negando-se a si mesmo em beneficio de seu Senhor.

b)_Todos os grandes líderes aprenderam a servir:

  • José; Foi levado para ser vendido como escravo, de servo para tornar-se governador do Egito. (Gênesis 37: 28, cap. 39: 1 e  41: 41 – 44 ).
  • Moisés; trabalhou para seu sogro Jetro, como pastor antes de tornar-se o libertador de Israel. (Êxodo 3: 1 e v. 10)
  • Josué; Foi o servidor de Moisés, observe no texto de Êxodo 32: 15 – 19, que Josué acompanhou Moisés no Sinai.
  • Samuel; Um dos maiores profetas  do velho testamento, servia o Senhor perante Eli. (I Samuel 3: 1)
  • Eliseu; Não abandonou Elias, até que recebesse a porção dobrada do espírito.     (2 Reis 2: 1 – 15)


2.2  A Qualidade do servo é o que determina a conquista da autoridade

            Deus tem concedido talentos a todos e os propósitos destes talentos são para o crescimento do corpo, pois o dom de servir é concedido não para beneficio próprio e sim para a edificação de todos. (Romanos 14: 19)
            É fundamental ser servo bom e fiel, pois caso contrário, até o que já se possui, poderá ser tirado. (Mateus 25: 14 – 30).
            Somente será colocado sobre muito, aquele que for fiel no pouco que lhe foi confiado. 

2.2.1 Negação de si mesmo; ( Marcos 8: 34 )

  • Descobrindo a vontade de Deus. (Efésios 6: 6, Hebreus 10: 7)
  • Não é aproveitar-se da oportunidade para impor idéias. (Gálatas 6: 10)
  • Desejar ardentemente que o nome do Senhor seja glorificado. Qual seria o motivo à autoridade de João batista? (Mateus 3: 11 – 12,  João 3: 30)
  • Não pode abrigar pensamentos e idéias próprias, mais o propósito dos pensamentos de Deus. (Salmo 139: 23)
  • Entender o que Deus quer, e o que Ele deseja fazer. (I Samuel 22: 3)
  • Deixar os sentimentos pessoais. (Romanos 12: 12)

2.2.2   Possuir comunhão com Deus; (Filip. 2: 1 – 18)

  • Quando se vive em comunhão, não age levianamente, fazendo julgamentos precipitados. (Mateus 5: 22 – 24)
  • Quando se possui comunhão com Deus, a correção ao próximo é feita em amor. (Gálatas 6: 1 – 2) 
  • Quando há comunhão, existe temor. (Provérbios 14: 26 – 28)
  • Traz a revelação de Deus. (Deuteronômio 29: 29 Efésios 1: 17)
  • Faz o que esta no coração de Deus. (I Reis 3: 12 I Reis 8: 61, Salmo 57: 7, Salmo 86: 11 )
  • Gera Fidelidade, para ser colocado sobre muito. (Lucas 19: 17)
 AUTOR
Pr. Sergio Renato
Igreja Celestial Tudo de Deus
Goiania-Go

contribuição voluntária de nosso amigo e irmão em Cristo Jesus Pastor Sergio Renato nosso muito obrigado

Comments

  1. Graça e Paz Pastor Sergio Renato, um belo Texto que Deus continue lhe usando, para nos presentear com mais textos como esses. Assim faremos o reino de Deus conhecido.

    ReplyDelete

Post a Comment

COMENTE E PARTICIPE DO SORTEIO